Modalidade:
EAD com Aulas Ao Vivo
Carga Horária:
360 horas
Duração:
12 Meses
Propiciar aos discentes 0 aprimoramento de seus conhecimentos sobre a gestão da cadeia produtiva do agronegócio. Desenvolvimento da capacidade crítica e de compreensão dos aspectos de gestão, técnicos, sanitários e científicos e de sustentabilidade das atividade ao longo do agronegócio, gerando melhoria na gestão e visão estratégica a fim de criar novas fontes para o aprimoramento da qualificação profissional e pessoal dos egressos.
Desenvolver habilidades de gestão estratégica e operacional específicas para o setor agropecuário.
Capacitar os alunos a utilizar ferramentas modernas de análise e planejamento econômico-financeiro no contexto do agronegócio.
Proporcionar conhecimento sobre as cadeias produtivas, sustentabilidade e inovações tecnológicas no agronegócio.
O diferencial do curso é convergir teorias e ferramentas em uma metodologia inovadora, com linguagem clara baseada em aspectos contemporâneos, que leve aos participantes uma experiência diferenciada e inclusiva no agronegócio 4.0
O curso, na modalidade Ead, trabalha com conteúdos síncronos e assíncronos. Cada disciplina dos módulos 1 a 3, recebe apostila com o conteúdo da disciplina, participa de duas unidades Ead assíncronas e três aulas ao vivo com os professores online, além de realizar dois trabalhos práticos e ter à disposição um fórum diretamente com o professor da disciplina para as dúvidas.
No módulo 4, na concepção e execução do Projeto Aplicado, o aluno vai colocar em prática o que aprendeu, orientado por um professor, e apresentar um pitch do seu projeto para a aprovação final da pós-graduação.
A duração deste curso é de cerca de um ano.
Cada disciplina dos módulos 1 a 3, tem dois trabalhos práticos objetivos. O professor da disciplina pode optar por substituir o segundo trabalho por outro formato. No final do curso, o aluno realiza o Projeto Aplicado, uma versão moderna e dinâmica dos TCCs, onde através do Design Thinking, o aluno elabora, aplica e apresenta uma proposta prática daquilo que aprendeu durante o curso.
Em cada uma das disciplinas, a nota mínima para aprovação é 7. Caso o aluno perca alguma atividade, tem direito a uma reposição por disciplina.
Carga horária: 30hs
Introdução à Gestão de Propriedades Agropecuárias: Conceitos e princípios de gestão agropecuária. Planejamento estratégico e operacional de propriedades rurais. Análise de viabilidade econômica de empreendimentos agropecuários. Administração de Recursos nas Propriedades Rurais: Gestão de recursos humanos no campo. Gestão financeira e controle de custos agropecuários. Tecnologias de gestão e monitoramento de propriedades rurais. Integração e Coordenação de Cadeias Produtivas: Conceitos de integração vertical e horizontal no agronegócio. Modelos de coordenação de cadeias produtivas agroindustriais. Benefícios e desafios da integração na cadeia de valor. Sistemas Agroindustriais: Estrutura e funcionamento dos sistemas agroindustriais. Gestão de processos de produção, processamento e comercialização.
Logística e distribuição em sistemas agroindustriais.
Carga horária: 30hs
Estratégias de marketing para o agronegócio. Comportamento do consumidor de produtos agropecuários. Canais de comercialização e exportação.
Branding e comunicação no agronegócio.
Carga horária: 30hs
As Organizações e a administração de pessoal. Evolução da administração de pessoal. Subsistemas de recursos humanos. Desafios da gestão de pessoal. Responsabilidade social das organizações. Novos paradigmas de cargos e salários. Educação e treinamento. Como desenvolver liderança e o papel do líder.
Carga horária: 30hs
Mercado de Grãos: Principais grãos produzidos no Brasil e no mundo. Dinâmicas de oferta e demanda de grãos. Preços de referência e formação de preços no mercado de grãos. Mercado futuro e contratos de commodities agrícolas. Insumos Agrícolas: Tipos de insumos agrícolas: fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, entre outros. Cadeia de suprimentos de insumos agrícolas. Gestão de estoques e logística de insumos. Gestão de Compras e Negociação de Insumos: Planejamento de compras de insumos. Estratégias de negociação com fornecedores. Análise de custo-benefício na escolha de insumos. Regulamentação e Legislação. Estudos de Caso e Boas Práticas:
Carga horária: 30hs
Inovações tecnológicas na produção agrícola e pecuária. Agricultura de precisão e tecnologias digitais. Biotecnologia e melhoramento genético. Impacto da tecnologia na produtividade e sustentabilidade.
Carga horária: 30hs
Os mitos do processo de empreendedorismo. O Espírito Empreendedor. Escolha do negócio / Tipo / Produtos e Serviços. Plano de Negócios. Criando um Plano de Negócios. Planejamento de Marketing / Vendas / Financeiro. Questões Legais de Constituição da Empresa.
Carga horária: 30hs
Controle de Qualidade no Agronegócio: Conceitos e princípios do controle de qualidade. Importância do controle de qualidade na produção agropecuária. Métodos e técnicas de controle de qualidade. Legislação e Normas Técnicas: Legislação brasileira e normas técnicas aplicáveis ao controle de qualidade de produtos agropecuários. Rotulagem de produtos agropecuários: requisitos legais e informações obrigatórias. Programas de Certificação e Selos de Qualidade: Principais programas de certificação no agronegócio (ex: ISO, BRC, GlobalGAP, entre outros). Selos de qualidade e suas especificidades. Processo de certificação e requisitos para obtenção. Implementação de Programas de Controle de Qualidade: Estruturação de um programa de controle de qualidade. Definição de padrões de qualidade e procedimentos operacionais. Monitoramento e avaliação da qualidade. Rotulagem e Comunicação de Produtos: Importância da rotulagem na comunicação com o consumidor. Informações obrigatórias e adicionais em rótulos de produtos agropecuários. Rotulagem ambientalmente responsável.
Estudos de Caso e Boas Práticas
Carga horária: 30hs
Introdução ao Planejamento de Vendas. Estratégias de Vendas no Agronegócio: Desenvolvimento de estratégias de vendas para diferentes segmentos do agronegócio. Promoção de vendas e marketing de relacionamento no agronegócio. Utilização de ferramentas digitais e tecnológicas nas vendas. Negociação no Agronegócio: Técnicas de negociação aplicadas ao agronegócio. Gestão de contratos e acordos comerciais. Resolução de conflitos e gestão de relacionamento com clientes. Logística de Vendas no Agronegócio: Gestão de estoques e distribuição de produtos agropecuários. Logística reversa e sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Tecnologias aplicadas à logística de vendas no agronegócio. Aspectos Legais e Tributários das Vendas no Agronegócio: legislação aplicável às vendas no agronegócio. Tributação sobre vendas de produtos agropecuários. Aspectos contratuais e responsabilidade civil nas vendas no agronegócio.
Estudos de Caso e Boas Práticas.
Carga horária: 30hs
Conceitos e fundamentos da transformação digital, Tecnologias disruptivas: inteligência artificial, big data, internet das coisas, blockchain, Computação em nuvem e serviços digitais, Impactos da transformação digital nos negócios, Cultura organizacional e liderança na era digital, Ética e privacidade na era digital, LGPD, Marketing digital.
Carga horária: 90hs
Gestão de projetos ágeis. design thinking. desenvolvimento de proposta de projeto aplicado - PA. Aplicação da proposta de PA. entrega da relatório de PA. Pitch da execução.