PÓS-GRADUAÇÃO

NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

FAPAM 2024

Modalidade:

EAD com Aulas Ao Vivo

Carga Horária:

360 horas

Duração:

12 Meses

Sobre o Curso

conhecendo o curso

O objetivo do curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional é capacitar profissionais para compreenderem as interações entre o sistema nervoso, o comportamento humano e os processos de aprendizagem.


Ele combina conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para ajudar na avaliação, diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem, distúrbios neurológicos e questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo.

Objetivos do Curso

Metodologia de Trabalho

O curso, na modalidade Ead, trabalha com conteúdos síncronos e assíncronos. Cada disciplina dos módulos 1 a 3, recebe apostila com o conteúdo da disciplina, participa de duas unidades Ead assíncronas e três aulas ao vivo com os professores online, além de realizar dois trabalhos práticos e ter à disposição um fórum diretamente com o professor da disciplina para as dúvidas.


No módulo 4, na concepção e execução do Projeto Aplicado, o aluno vai colocar em prática o que aprendeu, orientado por um professor, e apresentar um pitch do seu projeto para a aprovação final da pós-graduação.


A duração deste curso é de cerca de um ano.

Avaliação/trabalho de conclusão de curso

Cada disciplina dos módulos 1 a 3, tem dois trabalhos práticos objetivos. O professor da disciplina pode optar por substituir o segundo trabalho por outro formato. No final do curso, o aluno realiza o Projeto Aplicado, uma versão moderna e dinâmica dos TCCs, onde através do Design Thinking, o aluno elabora, aplica e apresenta uma proposta prática daquilo que aprendeu durante o curso.


Em cada uma das disciplinas, a nota mínima para aprovação é 7. Caso o aluno perca alguma atividade, tem direito a uma reposição por disciplina.

Matriz Pedagógica

módulos do curso

Histórico, transtornos e síndromes que afetam a aprendizagem

Carga horária: 30hs


Evolução Histórica da Educação Especial e dos Transtornos de Aprendizagem. Conceitos e Definições de Transtornos de Aprendizagem ao Longo do Tempo. Panorama Atual dos Transtornos e Síndromes que Afetam a Aprendizagem. Características Clínicas e Comportamentais dos Principais Transtornos de Aprendizagem.

Avaliação e intervenção em linguagem, leitura, escrita e matemática

Carga horária: 30hs


Fundamentos Teóricos em Desenvolvimento de Linguagem, Leitura, Escrita e Matemática. Avaliação Multidimensional de Habilidades Linguísticas: Oralidade e Escrita. Avaliação da Leitura: Compreensão, Fluência e Precisão. Avaliação da Escrita: Produção Textual, Ortografia e Gramática. Avaliação das Habilidades Matemáticas: Conceitos Básicos e Complexos. Estratégias de AVALIAÇÃO em Linguagem, Leitura, Escrita e Matemática. Planejamento de Intervenções Eficazes para Dificuldades Específicas em Linguagem, Leitura, Escrita e Matemática

Gestão de pessoas

Carga horária: 30hs


As Organizações e a administração de pessoal. Evolução da administração de pessoal.  Subsistemas de recursos humanos. Desafios da gestão de pessoal. Responsabilidade social das organizações. Novos paradigmas de cargos e salários. Educação e treinamento. Como desenvolver liderança e o papel do líder.

NEUROPSICOPEDAGOGIA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

módulo 1

Avaliação e intervenção em Comportamento motor e Funções Executivas

Carga horária: 30hs


Bases Neurobiológicas do Comportamento Motor e das Funções Executivas. Avaliação do Desenvolvimento Motor: Aspectos Motores, Cognitivos e Socioemocionais. Avaliação das Funções Executivas. Instrumentos de Avaliação em Comportamento Motor e Funções Executivas:Testes Padronizados e Observação Sistemática. Interpretação de Resultados de Avaliação e Formulação de Perfis de Desempenho Motor e Executivo. Relação entre Comportamento Motor, Funções Executivas e Aprendizagem Acadêmica. Intervenções para Aprimorar o Desenvolvimento Motor em Crianças e Adolescentes

Avaliação e intervenção do Transtorno de Espectro Autista-TEA, as Altas Habilidades e a Superdotação

Carga horária: 30hs


a

Fauandamentos do Transtorno do Espectro Autista (TEA): Definição, Epidemiologia e Etiologia. Características Clínicas e Comportamentais do TEA: Comunicação, Interação Social e Comportamentos Repetitivos. Avaliação Multidimensional do TEA: Instrumentos Padronizados, Observação Sistemática e Entrevistas. Conceito de Altas Habilidades e Superdotação: Definições, Características e Diferenciação do TEA. Avaliação das Altas Habilidades e Superdotação: Testes de Inteligência, Criatividade e Realização Acadêmica. Intervenções para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação: Enriquecimento Curricular, Mentoria e Desenvolvimento de Projetos.

Inovação e Empreendedorismo

Carga horária: 30hs


Os mitos do processo de empreendedorismo. O Espírito Empreendedor. Escolha do negócio / Tipo / Produtos e Serviços. Plano de Negócios. Criando um Plano de Negócios. Planejamento de Marketing / Vendas / Financeiro. Questões Legais de Constituição da Empresa.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA

módulo 2

Práticas em Neuropsicopedagogia Institucional

Carga horária: 30hs


Fundamentos da Neuropsicopedagogia Institucional: Definição, Contexto Histórico e Abordagens Teóricas. Papel do Neuropsicopedagogo Institucional: Funções, Responsabilidades e Áreas de Atuação. Avaliação Institucional em Neuropsicopedagogia: Coleta de Dados, Entrevistas, Observação e Testagem. Inclusão Escolar e Neuropsicopedagogia: Adaptações Curriculares, Tecnologias Assistivas e Suporte Individualizado. Ética Profissional em Neuropsicopedagogia Institucional: Confidencialidade, Respeito à Diversidade e Princípios de Conduta Profissional

Práticas em Neuropsicopedagogia Clínica

Carga horária: 30hs


Introdução à Neuropsicopedagogia Clínica: Definição, Escopo e Ética Profissional. Avaliação Neuropsicopedagógica: Estratégias e Instrumentos de Avaliação Cognitiva, Emocional e Comportamental. Entrevista Clínica: Coleta de História de Desenvolvimento, Exame do Perfil Cognitivo e Identificação de Necessidades. Análise de Caso Clínico: Estudo de Casos Reais e Discussão de Protocolos de Avaliação e Intervenção. Elaboração de Relatórios Neuropsicopedagógicos: Organização de Dados, Interpretação de Resultados e Formulação de Recomendações. Intervenção Neuropsicopedagógica: Desenvolvimento e Implementação de Planos de Intervenção Personalizados

Transformação digital

Carga horária: 30hs


Conceitos e fundamentos da transformação digital, Tecnologias disruptivas: inteligência artificial, big data, internet das coisas, blockchain, Computação em nuvem e serviços digitais, Impactos da transformação digital nos negócios, Cultura organizacional e liderança na era digital, Ética e privacidade na era digital, LGPD, Marketing digital.

A ATUAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

módulo 3

Projeto aplicado

Carga horária: 90hs


Gestão de projetos ágeis. design thinking. desenvolvimento de proposta de projeto aplicado - PA. Aplicação da proposta de PA. entrega da relatório de PA. Pitch da execução.

TRABALHO PRÁTICO

módulo 4

Faça já sua inscrição

DEPOIMENTO

DEPOIMENTO

MAYARA CARVALHO MARTINS

Mestrado em Educação pela UFOP.

Especialização em Neuropsicopedagogia- FAMINAS.

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAPAM.

Especialização em MBA em Gestão Escolar pela USP.

Graduação em Pedagogia pela UFOP.

COORDENADORA

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO

REINALDO RICHARDI OLIVEIRA GALVÃO

Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET – MG.

Especialização em Sistemas de Telecomunicações pela PUC – MG.

Graduação em Matemática pela FAPAM.

CADASTRE-SE

FAÇA SEU CADASTRO AGORA MESMO!

FAZER MEU CADASTRO

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando no botão abaixo.

© 2024 FAPAM Faculdade Católica de Pará de Minas | DUO Digital