Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
360 horas
Duração:
18 Meses
Contribuir com a formação daqueles profissionais que possuem interesse pela teoria psicanalítica e que orientam, ou pretendem orientar, sua prática (clínica ou institucional) pela Psicanálise.
Capacitar os discentes, transmitindo noções e conceitos fundamentais da Psicanálise;
Instruir os pós-graduandos sobre as possibilidades da prática psicanalítica na contemporaneidade;
Fomentar o interesse pela pesquisa psicanalítica;
Trabalhar os possíveis diálogos da Psicanálise com outras áreas de saber.
O curso, na modalidade presencial, trabalha com conteúdos presenciais, utilizando-se do recorte permitido para atividades Ead, conforme legislação vigente, de 20% de carga horária, que será destinada a atividades práticas e ao Projeto Prático. Cada disciplina terá três aulas ao vivo com os professores em sala de aula no Campus Fapam, quinzenalmente aos sábados (manhã e tarde).
No final do curso, o aluno realiza o Projeto Aplicado, uma versão moderna e dinâmica dos TCCs, onde através do Design Thinking, o aluno elabora, aplica e apresenta uma proposta prática daquilo que aprendeu durante o curso.
Carga horária: 30hs
Freud e o nascimento da Psicanálise: contexto e bases epistemológicas. A história do movimento psicanalítico. O método e o objeto da Psicanálise. Metapsicologia e o modelo psicodinâmico do funcionamento psíquico. A Psicanálise no século XXI. Os conceitos de Inconsciente, Pulsão, Repetição e Transferência nas teorias de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Os conceitos fundamentais e a direção do tratamento. Implicações técnicas, ética do analista e articulações com a clínica contemporânea.
Carga horária: 30hs
A clínica psicanalítica e a teoria da técnica. fundamentos da técnica psicanalítica em freud. A escuta psicanalítica. interpretação e construção. Implicações éticas da técnica psicanalítica.
Carga horária: 30hs
Introdução ao pensamento de Jacques Lacan. Contribuições lacanianas para a prática clínica psicanalítica. Relações entre a clínica e a ética em Lacan. Topologia de Lacan. Psicopatologia lacaniana.
Carga horária: 30hs
Posição feminina e sintoma contemporâneo: narcisismo, corpo e imagem. O que quer a mãe hoje: a maternidade no século XXI a partir da psicanálise. A devastação feminina.
Carga horária: 30hs
Introdução a clínica psicanalítica da criança e do adolescente. Princípios fundamentais da psicanálise infanto-juvenil. Sofrimento psíquico e diagnóstico: especificidades da saúde e do adoecimento mental na infância e na adolescência
Carga horária: 30hs
Conceitos das estruturas clínicas neurose, psicose e perversão. O diagnóstico em psicanálise. O sintoma e os fenômenos clínicos na perspectiva psicanalítica. O lugar do analista na direção do tratamento. Ética em psicanálise. Final de análise.
Carga horária: 30hs
Arte como atividade anímica superior. O artista como precursor no conhecimento do psiquismo humano. Arte e psicanálise: relações possíveis. Estudos freudianos sobre a arte e os artistas. Freud e a literatura.
Carga horária: 30hs
A constituição do sujeito na perspectiva psicanalítica. O Complexo de Édipo em Freud e Lacan. O narcisismo e a constituição do sujeito. O Estádio do espelho.
Carga horária: 30hs
Constituição do campo da saúde mental: breve história da loucura e da psiquiatria. Normalidade e patologia. O sujeito nas políticas de saúde mental. A clínica nas instituições. A psicanálise e as políticas de saúde mental. A reforma psiquiátrica. Psicologia clínica nos serviços de saúde mental.
Carga horária: 30hs
Mal-estar e mal-estar na pós modernidade. Breve histórico da psiquiatria e psicofarmacologia. Psicopatologia da pós-modernidade. Impactos do psicofármaco sobre o mal-estar do sujeito. Medicação e medicalização da sociedade.
Carga horária: 90hs
Na concepção e execução do Projeto Aplicado, utilizando-se de metodologia inovadora (Design Thinking), o aluno vai colocar em prática o que aprendeu, orientado por um professor, e apresentar um pitch do seu projeto para a aprovação final da pós-graduação.